
_edited.png)

Diversidade e Inclusão
O mundo de hoje não aceita que as diferenças de gênero, cor, geração, religião, cultura, etnia, orientação sexual, etc., sejam razões para qualquer tipo de discriminação e preconceito.
Saber reconhecer e respeitar a desigualdade é antes de mais nada um aprendizado para a vida. Mas, muitas vezes, esses assuntos ainda precisam ser "trabalhados” dentro dos ambientes corporativos.
A sensibilização e preparação das equipes para receberem e acolherem a diversidade é um exercício fundamental e a Semear está aqui para apoiar você.

PCD
Apesar dos avanços legais e sociais, ainda há muito a ser feito para garantir a plena inclusão desse grupo no mercado de trabalho. A inclusão de PCDs não é apenas uma questão legal, mas sim uma oportunidade de ampliar o banco de talentos, aumentar a inovação, melhorar a imagem da empresa e construir uma sociedade mais justa.

50+ e Idosos
Mesmo possuindo uma vasta experiência e conhecimento, muitas vezes esse público enfrenta barreiras e preconceitos que dificultam sua inserção e permanência no mercado de trabalho. No entanto, a diversidade geracional enriquece o ambiente, promovendo a troca e a inovação.

LGBTQIAPN+
A homofobia, a transfobia, a bifobia e a aversão a qualquer outra forma de expressão da sexualidade e afetividade ainda são problemas sérios na nossa sociedade. Muitas empresas também não possuem políticas de inclusão que abordem especificamente as necessidades da comunidade LGBTQIAPN+, o que acaba por gerar os mais diversos desafios para esse grupo.

Refugiados e Migrantes
Para promover a inclusão de refugiados e migrantes é necessário adotar algumas medidas, como treinamentos e campanhas de conscientização para combater o preconceito e a discriminação. É importante também oferecer programas de apoio linguístico, cultural e profissional para facilitar a integração.
.png)
Estágio Afirmativo
Este é um programa que permite a inclusão de pessoas dos mais diversos grupos minorizados, ampliando as oportunidades desses grupos sub-representados, sem excluir outros participantes.

Grupos Minorizados Étnicos e Raciais
Esses grupos frequentemente enfrentam barreiras no acesso a direitos básicos como educação, saúde e trabalho, além de sofrerem com preconceitos e estereótipos. A luta contra o racismo e a discriminação é um processo contínuo que exige o engajamento de toda a sociedade. É fundamental que empresas, instituições de ensino e o governo adotem medidas concretas para promover a igualdade.

Baixa Renda
As pessoas de baixa renda também configuram um grupo socialmente vulnerável, que frequentemente se intersecta com outras minorias, ampliando ainda mais as desigualdades e as dificuldades enfrentadas por eles. A baixa renda dificulta a participação política e a defesa dos próprios interesses, o que perpetua as desigualdades.
Mulheres
O grupo de mulheres, apesar de não ser minoritário em relação ao número de pessoas na sociedade, é minorizado por se tratar de grupo que continua sofrendo preconceitos e enfrentando desigualdades, riscos e barreiras, apenas pelo fato de serem mulheres.
E as mulheres são um grupo que se intersecciona com todos os outros grupos minorizados, agravando ainda mais suas dificuldades.