top of page

Felicidade

Indicador de desempenho nos negócios

Considerando que esse indicador foi adicionado recentemente como complementar à medição da qualidade de vida, significa dizer que a felicidade está à serviço da evolução organizacional

files-library-images-site-1-20230115-web-noi-nghe-giao-duoc-tra-luong-cao-nhat-va-duoc-tro

Como conquistar a tão sonhada felicidade no trabalho? A maior parte das pessoas acredita que o empenho leva ao sucesso. E, se alcançarmos o sucesso, seremos felizes. Será? De acordo com Shawn Achor, autor de “O jeito Harvard de ser feliz”, pesquisas nos campos da Psicologia Positiva e da Neurociência comprovam que a relação entre sucesso e felicidade funciona de maneira inversa, pois é a felicidade que impulsiona o sucesso.

O Butão é uma pequena monarquia espremida entre a China e a Índia, que vem mostrando ao mundo que as escolhas não precisam ser binárias, que não é necessário optar entre o meio ambiente ou a economia, as pessoas ou o lucro, o PIB ou o bem-estar social. A filosofia e o modelo de gestão pública estabelecidos propõem um crescimento com valores. Em outras palavras, esse paradigma se chama sustentabilidade, o maior desafio da civilização humana.

O Butão afere periodicamente o Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) de sua população. Estabelece prioridades nas políticas públicas de acordo com as vulnerabilidades observadas na pesquisa FIB - isso independente do partido no poder. 

No Brasil a pesquisa FIB-T vem sendo implantada no meio corporativo para medir o índice de felicidade das pessoas no trabalho. Já existem empresas que têm dentro da sua estrutura, uma área destinada a cuidar da felicidade, com o objetivo de desenvolver estratégias para o engajamento, motivação e saúde emocional dos colaboradores. Heineken, Ambev, Chilli Beans são algumas dessas empresas que já saíram na frente. 

Existe uma infinidade de ações que as empresas podem adotar no seu ambiente e na sua cultura organizacional para proporcionar saúde e o bem-estar a todos. Por isso, motivar mudanças de hábitos e a prática de atividades que promovam a felicidade é imprescindível e cabe, sim, à empresa, oferecer essa vivência. Afinal, o resultado gerado impactará sempre na melhor produtividade e na motivação de seus colaboradores.

​O incentivo ao esporte, a viagens, passeios, ao tempo livre, à boa alimentação, a aprendizados e desenvolvimentos e o estimulo aos cuidados com a saúde e com os relacionamentos interpessoais são projetos que a Semear poderá implementar para você.

bottom of page